26 de novembro de 2004

MUNDO NEGRO: LITERATURA (www.mundonegro.com.br)

CEAFRO promove Conferência e Lançamento de livro em Salvador, nos dias 29 e 30 de novembro

Para refletir sobre a situação do/a poeta negro/a brasileiro/a, produção e publicação de suas obras no Brasil, o CEAFRO estará realizando no próximo dia 29 de novembro, a partir das 18h30, a conferência LITERATURA NEGRA – Perspectivas . O evento acontecerá na sede do CEAFRO, localizada na Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de julho. Na oportunidade o poeta gaúcho Oliveira Silveira será homenageado. Na década de 70 Silveira fez parte, em Porto Alegre , do grupo Palmares, responsável pela criação do 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, oficializado a partir de 1978 pelo Movimento Negro Unificado (MNU). O CEAFRO é um programa do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que desenvolve projetos para educação e profissionalização para a igualdade de raça e gênero.

Já no dia 30 de novembro, às 18h30, acontecerá o lançamento do livro TERRAS DE PALAVRAS , na Casa de Angola, situada na Praça dos Veteranos, 5, Baixo dos Sapateiros (em frente ao Corpo de Bombeiros). A obra está sendo editada através da parceria entre a Editora Pallas , e a recém criada Afirma Publicações , selo editorial da Afirma - Revista Negra On-line . A obra é uma antologia de autores contemporâneos do Mundo Africano – afro-brasileiros, sobretudo. Nessa iniciativa o CEAFRO conta com o apoio da Casa de Angola na Bahia, Fundação Palmares e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

O livro reúne contos de diversos estilos e temas de poetas de varias parte do país. Um deles é o baiano Lande Onawale. Além dele, TERRAS DE PALAVRAS publica contos de Kátia Santos, Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa, Eduardo H. P. de Oliveira, Cuti, Marco M. Costa, Nei Lopes, Mayra Santos-Febres e Micheline Coutubaly. A obra foi organizada por Fernanda Felisberto, Mestre em Estudos Africanos e coordenadora do selo Editorial Afirma.

PROGRAMAÇÃO
Dia - 29/11/2004
Horário 18:30h
Local: Auditório Milton Santos – CEAFRO

CONFERÊNCIA :
Literatura Negra – Perspectivas
Debatedoras
Esmeralda Ribeiro - QUILOMBHOJE LITERATURA (SP)
Fernanda Felisberto - AFIRMA PUBLICAÇÕES (RJ)
Florentina Souza - INSTITUTO DE LETRAS DA UFBA

Coordenador - José Carlos Limeira - Poeta
Homenagem - Oliveira Silveira

Dia - 30/11/2004 Horário 18:30h Local: CASA DE ANGOLA

Lançamento: TERRAS DE PALAVRAS – Contos